História da Afices



Antiga Sede
A AFICES é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua desde 1995 atendendo pessoas com Fibrose Cística (FC) e seus familiares, e contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de vida. A AFICES, atualmente, é a única entidade de referência para a FC, no Estado do Espírito Santo.

A entidade nasceu do relacionamento surgido, aos poucos, entre os familiares dos pacientes, os quais se encontravam frequentemente no Departamento de Biologia da UFES, onde uma equipe multidisciplinar (Gastroenterelogista, Pneumologista, Geneticista e Psicólogo) dava atendimento médico aos pacientes já diagnosticados. Além disso, a equipe médica realizava consultas e aplicava o “Teste do Suor” a outras crianças e jovens com suspeita de FC, a fim de diagnosticar com segurança a existência, ou não, da doença e orientar quanto ao seu tratamento e acompanhamento.


Fachada da Antiga Sede
A AFICES teve como sua primeira sede uma sala em um prédio da Avenida Maruípe, em Vitória, alugada graças a uma parceria com o BANESTES. Neste local, os pais dos fibrocísticos reuníam-se mensalmente para tentar estruturar (na verdade, sem muito sucesso, a causa da escassez de recursos financeiros) a parte administrativa da entidade. Em 2001, a RACE/Comércio Importação e Exportação Ltda., ofereceu graciosamente, a sua ajuda e a AFICES pôde contar, pela primeira vez, para a sua manutenção, com um parceiro estável, que continua até hoje.

Mais tarde, o Departamento de Genética da UFES cedeu à AFICES, em comodato, uma pequena sala de dois metros quadrados. À medida que ia aumentando o número de pacientes diagnosticados, a AFICES foi agregando recursos humanos voluntários e pôde valer-se da colaboração graciosa de uma Pneumologista, de um Fisioterapeuta e de uma Nutricionista, que contribuíram consideravelmente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A entidade, então, buscou e conseguiu parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Ação Social/SETADES, que hoje é a SEASDH e, em agosto de 2006, firmou um convênio que lhe permitiu instalar-se em uma sede mais ampla, onde pôde oferecer atendimento melhor aos seus pacientes.


Fachada da nova sede
Por meio de reuniões mensais, as famílias das pessoas com FC foram conhecendo melhor os sintomas e as peculiaridades da doença e o modo correto de se lidar com ela. Foram também se conscientizando acerca de seus direitos, bem como dos deveres que o Estado, na qualidade de responsável pela Saúde Pública, tem para com estes pacientes.


Novos pacientes também foram sendo “descobertos” e este fato, aliado ao crescimento do grau de conscientização dos familiares, fez com que aumentasse a visão do governo sobre os fibrocísticos, assim pressionando-os para que oferecessem uma assistência de melhor qualidade para as pessoas com esta doença.


Nova sede
Ao longo desses anos, foram obtidas várias conquistas significativas, como parcerias com empresas e hospitais, participação em cursos de capacitação em gestão do Terceiro Setor, contratações na área administrativa e social e estruturação de uma equipe voluntária para o trabalho com fibrocísticos, dentre outras.


No final de 2006, a RACE, produziu e divulgou um DVD, que apresentava a gravidade da doença e a difícil situação vivida pela AFICES, cujos recursos financeiros já haviam chegado ao fim, e evidenciava a necessidade da aquisição de uma sede própria para a entidade. Graças a esta divulgação, a AFICES recebeu várias doações e a colaboração de alguns voluntários que, generosamente, se colocaram à disposição, suscitando a gratidão dos pacientes e de seus familiares e reanimando o ânimo e o entusiasmo da diretoria da entidade.


Entrada Lateral da Nova Sede
Dentre os que tomaram visão do DVD, destaca-se um BENFEITOR de excepcional generosidade, o qual sensibilizado com a realidade apresentada ofereceu em comodato à AFICES, em nome seu e dos demais membros de sua família, uma área de dois mil e quinhentos metros quadrados, com edificações, na região da Ilha de Nossa Senhora da Conceição, no Município de Vila Velha.




Certamente, muito caminho já foi percorrido e muitas conquistas já foram alcançadas. Mas resta a percorrer um caminho ainda mais longo e muitas metas ainda estão à espera de serem conquistadas.

A AFICES e seus assistidos ainda precisam de muita ajuda e de muita colaboração.


JUNTE-SE A NÓS!


VENHA COLABORAR CONOSCO! VENHA COMBATER NESTA BOA LUTA!



Nova Sede – Alojamento para portadores e
familiares de fibrocísticos
Dentre os que tomaram visão do DVD, destaca-se um BENFEITOR de excepcional generosidade, o qual sensibilizado com a realidade apresentada, ofereceu em comodato à AFICES, em nome seu e dos demais membros de sua família, uma área de dois mil e quinhentos metros quadrados, com edificações já prontas e adequadas às necessidades da entidade, na região da Ilha de Nossa Senhora da Conceição, no Município de Vila Velha.
Neste espaço, finalmente, a AFICES poderá instalar, de modo estável, a sua sede e poderá abrir uma clínica médica para atendimento dos seus pacientes. Também disporá de 19 alojamentos para os pacientes e seus familiares, que vêm a Vitória, do interior do Estado, à procura de tratamento e acompanhamento médicos especializados, e terá amplo e confortável espaço para reuniões dos seus associados e para eventos sociais promovidos em benefício da entidade e dos seus pacientes.



Em suma, os portadores de FC e seus familiares poderão ter, finalmente, um atendimento de melhor qualidade, mais digno e com maior conforto.

À medida que suas forças forem se consolidando e à medida que novas parcerias forem aparecendo e novos voluntários forem se agregando à sua volta, a AFICES pretende abrir seu consultório para atendimento médico das pessoas carentes das Comunidades que estão no entorno de sua nova sede.



Certamente, muito caminho já foi percorrido e muitas conquistas já foram alcançadas. Mas resta a percorrer um caminho ainda mais longo e muitas metas ainda estão à espera de serem conquistadas.
Interior do Alojamento

Muita dor ainda precisa ser mitigada e muita exclusão e muito preconceito ainda precisam ser eliminados. A AFICES e seus assistidos ainda precisam de muita ajuda e de muita colaboração.

Por isso, em nome das dezenas de crianças e jovens que a AFICES assiste e para os quais o mistério da vida reservou um sofrimento incomum, lançamos a você, que acaba de ler este Histórico, um forte e dolorido apelo:

JUNTE-SE A NÓS! VENHA COLABORAR CONOSCO! VENHA COMBATER ESTE BOM COMBATE!



Av. Nair Azevedo, nº 450 Sl. 31, Ed. Shopping Center Vitória, Bairro Mário Cypreste- Vitória- ES
CEP – 29027-245 - Tel: (27) 3236-7030